
No dia 20 de outubro pelas 18horas na sala 3.21, teve o inicio do workshop da televisão realizada pela professora Inês Aroso, com objetivo de ajudar os alunos a ingressarem melhor na area pretendida e ter algum contato com a realidade que os espera futuramente.
Este evento contou com a participação muitos alunos na sua maioria os mestrando, tendo como principal orador Fredérico Correia jornalista, licenciado em Ciências da comunicação e mestrado em jornalismo e Joel Texeira reporter de imagem, curso profissional. Onde deram a conhecer as suas experiências na area televisiva e ensinar e ajudar a compreender melhor a vida de um jornalista da TV . Tendo em conta o conhecimento das salas e falta de apoio tecnico da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) os oradores vieram preparados para realização do evento, desde da ficha eletrica até aos equipamentos informáticos.
Contudo a falta de equipamento não deixou de ser um problema do evento.
Joel Texeira foi aluno da Nervir teve a oportunidade de trabalhar como reporter de imagem no proto canal, depois de uma longa caminhada passando por TVI, nas mais diversas areas da comunicação e não só.
Fréderico Correia, alerta aos alunos que a vida de um jornalista não é só "mar de rosa" mas que exige muita paixão para exercer a função. Ainda salienta que a parte mais importante numa ação jornalisticas e o camara-man, pois sem ele o trabalho de jornalista não terá sentido e nem será divulgado. Contudo o trabalho tem que ser feito em equipa e ter muita dinâmica, por parte dos dois elementos. Salientaram principalmente aspetos fundamentais no exercício do jornalismo televisivo desde da chegada ao terreno até a sua edição e publicação.
No final da "palestra" deixaram uma reflexão para todos os presentes"situações em que jornalista deixa de ser jornalista para ser meramente um cidadão normal, e agem com a consciência, e ajuda o proximo". E com os videos com possiveis erros que devem ser evitados no maximo.